PORTA CORTA FOGO DO TIPO INDUSTRIAL
NBR 11711/92 - Porta e Vedadores Corta Fogo com núcleo de madeira para isolamento de riscos em ambientes comerciais e industriais, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
As Portas fabricadas segundo esta norma destinam-se à proteção de abertura para isolamento de ambientes comerciais e industriais contra incêndio. O tempo mínimo de resistência ao fogo é de 4 (quatro) horas.
Tipos de Portas:
- De Correr;
- Com dobradiças de eixo vertical e horizontal;
- Guilhotina e
- Fixo.
Fabricação da Porta Ela tem como núcleo isolante térmico a madeira (devendo ser o pinho do Paraná ou outra madeira com as mesmas propriedades e características laboratoriais da referida madeira). As tábuas de madeira são unidas por meio de pregos com cabeça chata, de modo a formarem um núcleo coeso, sendo todo o conjunto revestido por chapa-de-flandres com espessura não inferior a 0,38 mm.
Quando utilizado, os elementos termo sensíveis (fusíveis de acionamento do contra peso que devem permitir o fechamento automático da porta) devem atuar (derreter) sob ação de uma temperatura na faixa de 70ºC.
Classificação das Portas:
- Classe A - até 3 M2 de abertura;
- Classe B - de 3 M2 até 9 M2 de abertura e
- Classe C - de 9 M2 até 20 M2 de abertura.
Observação: As aberturas das classes B e C tem uma de suas dimensões limitada em 5 (cinco) metros.
As portas destinadas para aberturas com área superior a 3 M2 devem possuir sistema de contra peso. O sistema de contra peso tem por finalidade manter o equilíbrio da porta ou do vedador em qualquer posição (seja para o caso dela ser mantida permanentemente aberta); diminuir o impacto final da porta contra o batente (fechamento com velocidade moderada) e facilitar a abertura da mesma.